Resenha: Jogos Vorazes A esperança - O Final

/
0 Comments

Titulo Original: The Hunger Games: Mockingjay–Part 2
Gênero: Aventura, Ficção Científica, Guerra
Duração: 2 horas 17minutos
Ano: 2015
Direção: Francis Lawrence

Sinopse: Ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe


 Continuação da franquia de jogos vorazes, A Esperança-O Final na minha opinião foi um dos melhores filmes do ano de 2015, pela minha sorte tive a oportunidade de assistir no cinema em 3D e, sinceramente FOI MUITO LEGAL! Mas enfim, o filme se inicia na exato momento onde a primeira parte parou. Katniss se encontra debilitada por ter sido estrangulada por Peeta que continua com a ideia de que ela é o inimigo. Logo de início podemos perceber que o filme está voltado para guerra e para os acontecimentos finais da revolução.

É chegada então a hora de acabar de vez com o ultimo distrito que ainda luta pela capital: o 2. Por se tratar de uma fortaleza que abastece armas para os pacificadores da Capital há uma grande dificuldade em decidir o destino do distrito, pois, o mesmo é composto na maioria por civis que servem a capital porque acham que é o certo. Após tomarem uma decisão o Tordo é utilizado para convencer os moradores do 2 a se renderem e em meio a confusão acaba sendo “atacada”.

Quando Katiniss está se recuperando surge uma aproximação entre ela e Johanna, algo que é mostrado muito precariamente no filme pois, capítulos inteiros do livro são pulados com a intenção de poupar tempo para outros fatos. Durante os primeiros minutos do filme Peeta é deixado um pouco de lado pois ele está sendo observado pelos médicos do 13. Katniss então decide que está na hora de “entrar em confronto” no principal campo de guerra: a Capital. De uma maneira muito breve e fora de contexto com a história original Katniss é colocada em combate como uma modo de inspiração para os rebeldes.

Uma coisa que ficou muito bem feita foram os casulos espalhados pela Capital. (Para quem não conhece a história a Capital tem espalhados por ela sistemas de defesa contendo armadilhas bem parecidas com as que são usadas nos jogos. Se o que você esperava era emoção pode se animar pois os efeitos estão bem legais.)

Mas como nem tudo se trata de guerra o filme também tem momentos de romance como por exemplo a junção de Peeta ao grupo de Katniss que apesar de gerar desconfianças no início ao decorrer da história há  momentos fofos como recordações e frases carinhosas. Quando o grupo necessita de ir para o subterrâneo é o momento que mais se iguala ao livro em termos de cenário, dialogo e tensão.

Para não dar muitos spoilers digo a seguinte frase: As mortes no subterrâneo foram bem feitas mas a sequencia de palavras "cadeado, cadeado, cadeado" precisa de mais emoção. Os efeitos utilizados para fazer os bestantes foram bem bons (tive muitos sustos nessa hora). O pelotão de Katniss se abriga na casa da aliada “Tigresa” após uma intensa fuga. Enquanto isso todos os moradores se deslocam para o centro da Capital.


Matar o irônico Snow é objetivo principal da equipe de Katniss e se disfarçar em meio a multidão é o plano utilizado para conseguir o sucesso. Mas devemos nos lembrar que esse é o filme das reviravoltas então euforicamente acontece a seguinte cena: Katniss está perdida na multidão em meio ao ataque dos rebeldes a mansão de Snow quando diversos paraquedas parecidos com os utilizados do jogos são lançados pelos aviões com o emblema da Capital, de repente Katniss e Prim estão junta no mesmo lugar pois Prim está cuidando dos feridos, então múltiplas explosões acontecem.


Para quem fez a leitura do livro saibam que essa cena está de certa forma ruim. Próximos do fim da rebelião a hora de apontar a arma para o Snow chega, mas, antes disso uma conversa sincera com o ex-presidente revela a Katniss que a maneira que de acabar com um governo autoritário e mentiroso não é impondo outro. Então o Tordo dá a sua ultima flechada no verdadeiro inimigo, aquele que se finge de salvador da pátria. O final está “enorme” e maçante onde Katniss sofre o seu luto diverso e começa a dar rumo a sua nova vida...



Abraços.


Você pode gostar

Nenhum comentário:

Shoot Stars. Tecnologia do Blogger.